Diversidades sociais

AS DIVERSIDADES SOCIAIS

Segundo os historiadores e antropólogos o continente africano pode ser considerado o berço da civilização humana, pois teria sido o primeiro lugar do planeta habitado pelo homem, pesquisas determinam que fosseis de hominídeos encontrados naquele continente tenham mais de cinco milhões de anos.

Na atualidade a África é também um continente de grandes números: segundo mais populoso do planeta, terceiro mais extenso, possui 20% da área de terra do planeta, mais de um bilhão de habitantes divididos em 53 países, no continente mais pobre do mundo, onde se extraem diamantes e ouro ao mesmo tempo em que milhares de pessoas morrem de fome e não é uns pais muito favoráveis a educação das crianças.

Essa poderia ser uma sucinta descrição do continente africano, mas a África e o continente da diversidade podem ser considerados uma marca desse continente, onde a pobreza de sua população convive ao lado de jazidas de petróleo, exploração de ouro e diamantes, há uma imensa diversidade da cultura religiosa, expressões artísticas, festas típicas, centenas de idiomas e dialetos falados entre os povos e as tribos que convivem entre guerras e períodos de paz, assolados pela fome que ameaça a vida de grande parte de sua população. As questões de saúde também são precárias no continente, que tem o maior índice de AIDS do planeta, com mais de um milhão de novos casos ao ano, além da malária, tuberculose e da meningite que atingem principalmente as crianças. O numero de crianças que morrem de fome e atingidas por essas doenças é alarmante.

A UNICEF e a ONU além de outras instituições humanitárias atuam na África reunindo esforços para tentar amenizar as condições de vida do povo, especialmente das crianças, que são as mais atingidas por esse grave quadro. Estima-se que somente a AIDS já deixou mais de 12 milhões de meninos e meninas africanas órfãs, enquanto mais de 150 milhões passam fome. A fome, a falta de água, e os altos índices de doenças são agravados pelos conflitos armados ocasionados pela instabilidade política que existe na região. Alguns conflitos armados perduram por décadas sem chegar a um fim, comprometendo ainda mais a situação local.

Continuando a traçar um perfil do continente africano nos deparamos também, além de sua inusitada diversidade sócio – econômica, com a diversidade geográfica e climática que é formada por imensos desertos ao lado de extensos e férteis vales. Compondo todo esse cenário a África é conhecida mundialmente pelas suas riquezas naturais, principalmente pela beleza da vida selvagem ali existente, com animais de diferentes espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

Assim podemos afirmar que a África é um continente com grandes potenciais humanos e naturais, com muitas riquezas para serem exploradas, um meio ambiente preservado, entretanto é necessário primeiramente que receba de outras nações auxílio efetivo não só com alimento e remédios para seu povo, mas com soluções para a paz de tantos conflitos que com certeza resultará em desenvolvimento para esse continente de tão grande contraste entre a riqueza e a pobreza, a exuberância da selva e o calor do deserto, a alegria e a fome.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: