Sugestões de aulas

 

Conhecendo e compreendendo a história do povo brasileiro

Autor Núbia Silvia Guimaraes Paiva UBERLANDIA – MG Universidade Federal de Uberlândia

Co-autor (es) Rita de Cássia Roger Mariano

 Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer melhor o país onde foi realizada a Copa do mundo 2010;

Aprender sobre costumes e tradições da África;

Compreender a ligação entre Brasil e África;

Conhecer um pouco mais sobre as origens dos brasileiros;

Vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante situar que as atenções de todo o mundo para África do Sul ocorreram, por ter acontecido nesse país do continente africano, os jogos da Copa do mundo de 2010.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1:

Faça uma roda e converse com a turma sobre o país onde foi realizada a copa do mundo. Faça um levantamento do que eles sabem sobre a África do Sul. Assistam juntos a um vídeo que pode servir como detonador das atividades.

Você pode baixá-lo do endereço: http://eseba2010.blogspot.com/

Atividade número 2:

Envie para casa uma pesquisa em que as crianças terão de descobrir algumas características da África: por exemplo: costumes, culinária, cores da bandeira, fauna, características do povo, música etc. As pesquisas devem ser enviadas de forma que todos os temas sejam contemplados. Peça que as crianças tragam para sala, recortes de revistas, jornais, curiosidades, objetos (vestimentas, instrumentos musicais, comidas  etc.) que representem as descobertas feitas para comporem um mural com tais descobertas:

Atividade número 3:

Explore os materiais trazidos em uma roda de conversa. Foque a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc. Lembre-se de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país. Peça ainda que reflitam: quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil? De que jeito? Como forma de registro, proponha a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.

Atividade número 4:

Apresente músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas mesmo sendo brasileiras, têm origem no continente africano. Para comparar, escute com o grupo outra música de origem africana.Você pode ouvir as músicas de origem africana no endereço:

http://www.acordacultura.org.br/main.asp?View={247C2A2C-06D4-4D98-BD65-FDA33A5B04BC}

Ao ouvirem a música questione as crianças: Essa música se parece com a que ouvimos antes?

Peça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente. Você professor, também deve preparar a mesma pesquisa.

Atividade número 5:

Procure conseguir instrumentos musicais de origem africana e leve para a sala. Se não conseguir os instrumentos leve gravuras com imagens de agogô, tambor, caxixi e alfaia e mostre às crianças as maneiras de tocá-los. Apresente também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar – o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembre-se de que nessa etapa, você terá que se preparar previamente para conhecer instrumentos e

Atividade adaptada do projeto: Pesquisa e Ritmo da Tv escola. Ver endereço:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-ritmo-466966.shtml

Atividade número 6:

Construa com as crianças instrumentos musicais de origem africana utilizando sucatas.

Atividade número 7

Para finalizar o trabalho, faça com as crianças um dia de vivência na escola como se estivessem na África. Com base nas pesquisas trazidas pelas crianças, organize alguns pratos de origem africana – peça ajuda às famílias (carne assada, feijoada, azeites etc.); combine com as famílias ainda, de vestirem os filhos de forma ao menos parecida com as vestimentas dos africanos; coloque as músicas africanas para tocar na sala juntamente com os instrumentos para que as crianças possam explorar. Viva uma tarde africana sem sair do lugar!

Recursos Complementares

Para saber mais sobre possibilidades de trabalho que visam trazer a compreensão sobre a cultura brasileira e as heranças que temos dos povos africanos,

Visite o site http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-ritmo-466966.shtml

Assista ao vídeo: Origens Africanas num país chamado Brasil  http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/origens-africanas-num-pais-chamado-brasil-431343.shtml

 Avaliação

Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza quais os costumes desse povo, quais são as características que herdamos do povo africano etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, na vivência feita na escola, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.

Postado por Nilza Alencar

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: